segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Reflexão
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
E o Professor?
A sociedade passa por constantes mudanças nos mais diversos setores, e no campo educacional não é diferente. Com o surgimento da informática a escola vê-se obrigada a adequar-se a essa nova tecnologia, pois hoje é mais difícil para o professor desenvolver um trabalho mais eficiente sem os novos recursos da tecnologia, tendo em vista que os alunos vivem no “mundo virtual” e trazem essas experiências para a sala de aula. Nisso, o grande desafio do professor é conhecer os recursos disponibilizados pela informática como ferramenta de ensino para utilizá-los, porém alguns ainda não estão aptos para enfrentar os novos desafios da tecnologia, visto que faltam-lhes uma formação necessária.
É lamentável, mas muitos professores ainda rejeitam a utilização das tecnologias educacionais em suas práticas pedagógicas. Um dos motivos dessa rejeição pode está relacionada ao medo de não se adequar as novas tendências tecnológicas, no entanto é importante deixar claro para alguns professores que as tecnologias não irão substituí-los mas trazer novas maneiras, possibilidades de ensino aprendizagem onde o professor e o aluno podem trocar experiências para promoverem a construção do conhecimento. “ Um ensino e uma aprendizagem mais criativa, mais autônoma, colaborativa e interativa.” (Faria, 2001, p.64).(Professores)
Outros motivos da não utilização da tecnologia podem estar ligados a uma série de fatores e dificuldades, tais como: falta de conhecimento, falta de recursos, carga horária de trabalho longa, péssimas condições materiais da escola, formação continuada precária, entre outros.
“O problema é que esse estimulante mundo virtual esbarra no despreparo de muitos professores. Há um abismo entre o saber tecnológico das pessoas mais jovens e o saber tecnológico do educador. O que para aqueles constitui apenas um processo natural, como a própria comunicação, para estes é um enorme obstáculo a ser vencido. Lidar com as máquinas ainda exige de alguns professores um demorado aprendizado para diminuir a distância entre os dois saberes.” ( Formação de professores)
O professor tem papel importantíssimo no processo de ensino- aprendizagem e nesse processo é necessário que ele busque meios em que a aprendizagem seja feita de forma eficaz. A informática aplicada à educação é um dos meios que o professor pode utilizar, no entanto para que ele utilize-a é necessário uma formação na área que o garanta domínio e não apenas um conhecimento superficial, afim de que use da informática um instrumento que proporcione uma pratica de ensino mais completa.
Para José Armando Valente,
“O computador tem provocado uma revolução na educação por causa da sua capacidade de 'ensinar'. As possibilidade de implatação de novas técnicas de ensino são praticamentes ilimitadas e contamos, hoje, com custos financeiro relativamente baixo para implantar e manter laboratórios de computadores, cada vez mais demandados tanto por pais quanto por alunos.” (Informática/Educação )
Com as novas tecnologias e informação permitem acessar mundos imaginários. A informática pode ser uma ferramenta necessária para melhorar e possibilitar o ensino- aprendizagem, onde o professor e o aluno podem troca experiências necessárias para a promoção, construção do conhecimento.A tecnologia pode se transformar em um objeto de aprendizagem tanto para o professor quanto para o aluno. É notório que hoje com uso da internet as pesquisas escolares são grandemente enriquecida pela diversidade de informação nela contida, o aluno tem mais facilidades para buscar informações que até mesmo seus professores não detém. A internet pode contribuir para ajudar os professores a serem, cada vez mais, facilitadores de um processo mais independentes de aprendizagem de seus alunos e não meros “depositários” do conhecimento.
Por conseguinte, percebe-se que o professor tem um caminho longo a percorrer para acompanhar os avanços tecnológicos e assim poder utilizar esses recursos na sua prática pedagógica, deixando de ver como uma dificuldade e sim como mais uma ferramenta a auxilia-lo no seu trabalho, contribuindo com a promoção da aprendizagem, para isso é indispensável uma formação para o mesmo nessa área.
Referências:
OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa: 9ª edição, Papirus Editora, Campinas ,1997.
LAZZARI, Leite Barbosa- Formação de Educadores: desafios e perspectivas.São Paulo: editora UNESP,2003.