segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Reflexão

Diante das novas tecnologias que trouxeram novas exigências no mercado de trabalho, levando as empresas a uma nova forma de organização, de modo a garantir melhor qualidade na prestação de serviços, por que a escola ainda caminha de forma lenta em trazer novas tecnologias para os espaços educacionais?

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

E o Professor?


A sociedade passa por constantes mudanças nos mais diversos setores, e no campo educacional não é diferente. Com o surgimento da informática a escola vê-se obrigada a adequar-se a essa nova tecnologia, pois hoje é mais difícil para o professor desenvolver um trabalho mais eficiente sem os novos recursos da tecnologia, tendo em vista que os alunos vivem no “mundo virtual” e trazem essas experiências para a sala de aula. Nisso, o grande desafio do professor é conhecer os recursos disponibilizados pela informática como ferramenta de ensino para utilizá-los, porém alguns ainda não estão aptos para enfrentar os novos desafios da tecnologia, visto que faltam-lhes uma formação necessária.

É lamentável, mas muitos professores ainda rejeitam a utilização das tecnologias educacionais em suas práticas pedagógicas. Um dos motivos dessa rejeição pode está relacionada ao medo de não se adequar as novas tendências tecnológicas, no entanto é importante deixar claro para alguns professores que as tecnologias não irão substituí-los mas trazer novas maneiras, possibilidades de ensino aprendizagem onde o professor e o aluno podem trocar experiências para promoverem a construção do conhecimento. “ Um ensino e uma aprendizagem mais criativa, mais autônoma, colaborativa e interativa.” (Faria, 2001, p.64).(Professores)

Outros motivos da não utilização da tecnologia podem estar ligados a uma série de fatores e dificuldades, tais como: falta de conhecimento, falta de recursos, carga horária de trabalho longa, péssimas condições materiais da escola, formação continuada precária, entre outros.


O problema é que esse estimulante mundo virtual esbarra no despreparo de muitos professores. Há um abismo entre o saber tecnológico das pessoas mais jovens e o saber tecnológico do educador. O que para aqueles constitui apenas um processo natural, como a própria comunicação, para estes é um enorme obstáculo a ser vencido. Lidar com as máquinas ainda exige de alguns professores um demorado aprendizado para diminuir a distância entre os dois saberes.” ( Formação de professores)


O professor tem papel importantíssimo no processo de ensino- aprendizagem e nesse processo é necessário que ele busque meios em que a aprendizagem seja feita de forma eficaz. A informática aplicada à educação é um dos meios que o professor pode utilizar, no entanto para que ele utilize-a é necessário uma formação na área que o garanta domínio e não apenas um conhecimento superficial, afim de que use da informática um instrumento que proporcione uma pratica de ensino mais completa.

Para José Armando Valente,


O computador tem provocado uma revolução na educação por causa da sua capacidade de 'ensinar'. As possibilidade de implatação de novas técnicas de ensino são praticamentes ilimitadas e contamos, hoje, com custos financeiro relativamente baixo para implantar e manter laboratórios de computadores, cada vez mais demandados tanto por pais quanto por alunos.” (Informática/Educação )


Com as novas tecnologias e informação permitem acessar mundos imaginários. A informática pode ser uma ferramenta necessária para melhorar e possibilitar o ensino- aprendizagem, onde o professor e o aluno podem troca experiências necessárias para a promoção, construção do conhecimento.A tecnologia pode se transformar em um objeto de aprendizagem tanto para o professor quanto para o aluno. É notório que hoje com uso da internet as pesquisas escolares são grandemente enriquecida pela diversidade de informação nela contida, o aluno tem mais facilidades para buscar informações que até mesmo seus professores não detém. A internet pode contribuir para ajudar os professores a serem, cada vez mais, facilitadores de um processo mais independentes de aprendizagem de seus alunos e não meros “depositários” do conhecimento.

Por conseguinte, percebe-se que o professor tem um caminho longo a percorrer para acompanhar os avanços tecnológicos e assim poder utilizar esses recursos na sua prática pedagógica, deixando de ver como uma dificuldade e sim como mais uma ferramenta a auxilia-lo no seu trabalho, contribuindo com a promoção da aprendizagem, para isso é indispensável uma formação para o mesmo nessa área.




Referências:

OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa: 9ª edição, Papirus Editora, Campinas ,1997.

LAZZARI, Leite Barbosa- Formação de Educadores: desafios e perspectivas.São Paulo: editora UNESP,2003.