domingo, 2 de novembro de 2008

Utilização didática de recursos tecnológicos como resposta à diversidade

É interessante questionar se a tecnologia é criada visando melhorar a qualidade de vida de todos ou só de alguns? A diversidade é levada em conta no momento da invenção tecnológica?
O imperativo tecnológico leva ao desenvolvimento de novos avanços, não tanto para resolver problemas, mas orientados pelo imperativo do progresso. Ou seja, a tecnologia gera novos avanços ou instrumentos não para dar respostas às necessidade das pessoas, das diferentes pessoas que convivem em uma comunidade ou cultura, mas o processo costuma ser o inverso.
Com esses avanços procuram-se soluções para os problemas apresentados pela diversidade das pessoas e que representa, em certas ocasiões, necessidades educacionais especiais, impossibilidade de realizar certas tarefas, incapacidades ou distúrbios que podem ser superados com a utilização desses recursos.
Entende-se a educação como uma atividade social com conseqüências como no plano individual como no social intrinsecamente política, esta deve conseguir fazer com que os alunos desenvolva um nível de autonomia e independência pessoal satisfatória e preparar esses indivíduos com necessidade especiais para participarem no mundo profissional e no seu ambiente sócio-cultural, proporcionando-lhes e garantindo-lhes os recursos adequados de acordo com o momento em que vivem.
Qual deve ser a obrigação da intervenção educacional em uma sociedade tecnológica diversa? Naturalmente, deve ser de garantir o aproveitamento destes recursos como caminho de acesso à participação dos sujeitos na construção da sua cultura.
Existe uma disparidade das invenções tecnológicas que visam atender as necessidades das pessoas “normais” e as que têm algumas necessidades especiais. Para cada passo dado no desenvolvimento de recursos dirigidos para eliminar as diferenças, adaptar o acesso a um programa ou atender a uma necessidade especial, já foram dados 15 no desenvolvimento de novos avanços dirigidos a pessoas que não tem “nenhum distúrbio”.



Quais as respostas dadas pelas tecnologias da informação à diversidade?
A tônica é criar produtos para o consumo do grande grupo, a maioria dos usuários os chamados “normais”. A partir desta suposta “normalidade”, surge ou se deriva à necessidade de adaptar cada novo avanço às características e necessidades dos usuários que não estão dentro desse grupo por possuírem padrões sensoriais, motores, intelectuais diferentes. Surge, assim, uma área ou subárea de aplicações dedicadas à atender essa população por meios de produtos específicos.
Dentro da área da informática existem recursos muitos variáveis tanto de apoio físico como de apoio lógico (programas).
Dispositivos de apoio físico:


Dispositivos de apoio lógico:




Dispositivos para entrada de informação

A relação computador baseia-se na entrada de informação com a ajuda de algum dispositivo que estabelece um contato e permite que o computador receba mensagens. O mais comum é o teclado tradicional, mas esse sistema não é válido para aquelas pessoas que têm movimentos espásticos ou pouco ou nenhum controle da motricidade manual.
A variedade de resposta às necessidades especificas pode ser agrupada em dois grandes grupos: dispositivos de acesso direto e de acesso indireto.
Dispositivos de acesso direto:




Como reflexão para continuar a pensar, seria preciso analisar se as contribuições das chamadas novas tecnologias, estão mais a serviço de alguns do que de outros e, portanto, em vez de cumprir uma função como respostas ás necessidades de todos os membros da sociedade, servem para melhorar o suposto estado de bem-estar dos grupos majoritários ou mais poderosos, em detrimento daqueles para os quais essas tecnologias seriam respostas a problemas e necessidades. O que você acha? O que é possível fazer a partir da educação?