quinta-feira, 11 de setembro de 2008

E o Professor?


A sociedade passa por constantes mudanças nos mais diversos setores, e no campo educacional não é diferente. Com o surgimento da informática a escola vê-se obrigada a adequar-se a essa nova tecnologia, pois hoje é mais difícil para o professor desenvolver um trabalho mais eficiente sem os novos recursos da tecnologia, tendo em vista que os alunos vivem no “mundo virtual” e trazem essas experiências para a sala de aula. Nisso, o grande desafio do professor é conhecer os recursos disponibilizados pela informática como ferramenta de ensino para utilizá-los, porém alguns ainda não estão aptos para enfrentar os novos desafios da tecnologia, visto que faltam-lhes uma formação necessária.

É lamentável, mas muitos professores ainda rejeitam a utilização das tecnologias educacionais em suas práticas pedagógicas. Um dos motivos dessa rejeição pode está relacionada ao medo de não se adequar as novas tendências tecnológicas, no entanto é importante deixar claro para alguns professores que as tecnologias não irão substituí-los mas trazer novas maneiras, possibilidades de ensino aprendizagem onde o professor e o aluno podem trocar experiências para promoverem a construção do conhecimento. “ Um ensino e uma aprendizagem mais criativa, mais autônoma, colaborativa e interativa.” (Faria, 2001, p.64).(Professores)

Outros motivos da não utilização da tecnologia podem estar ligados a uma série de fatores e dificuldades, tais como: falta de conhecimento, falta de recursos, carga horária de trabalho longa, péssimas condições materiais da escola, formação continuada precária, entre outros.


O problema é que esse estimulante mundo virtual esbarra no despreparo de muitos professores. Há um abismo entre o saber tecnológico das pessoas mais jovens e o saber tecnológico do educador. O que para aqueles constitui apenas um processo natural, como a própria comunicação, para estes é um enorme obstáculo a ser vencido. Lidar com as máquinas ainda exige de alguns professores um demorado aprendizado para diminuir a distância entre os dois saberes.” ( Formação de professores)


O professor tem papel importantíssimo no processo de ensino- aprendizagem e nesse processo é necessário que ele busque meios em que a aprendizagem seja feita de forma eficaz. A informática aplicada à educação é um dos meios que o professor pode utilizar, no entanto para que ele utilize-a é necessário uma formação na área que o garanta domínio e não apenas um conhecimento superficial, afim de que use da informática um instrumento que proporcione uma pratica de ensino mais completa.

Para José Armando Valente,


O computador tem provocado uma revolução na educação por causa da sua capacidade de 'ensinar'. As possibilidade de implatação de novas técnicas de ensino são praticamentes ilimitadas e contamos, hoje, com custos financeiro relativamente baixo para implantar e manter laboratórios de computadores, cada vez mais demandados tanto por pais quanto por alunos.” (Informática/Educação )


Com as novas tecnologias e informação permitem acessar mundos imaginários. A informática pode ser uma ferramenta necessária para melhorar e possibilitar o ensino- aprendizagem, onde o professor e o aluno podem troca experiências necessárias para a promoção, construção do conhecimento.A tecnologia pode se transformar em um objeto de aprendizagem tanto para o professor quanto para o aluno. É notório que hoje com uso da internet as pesquisas escolares são grandemente enriquecida pela diversidade de informação nela contida, o aluno tem mais facilidades para buscar informações que até mesmo seus professores não detém. A internet pode contribuir para ajudar os professores a serem, cada vez mais, facilitadores de um processo mais independentes de aprendizagem de seus alunos e não meros “depositários” do conhecimento.

Por conseguinte, percebe-se que o professor tem um caminho longo a percorrer para acompanhar os avanços tecnológicos e assim poder utilizar esses recursos na sua prática pedagógica, deixando de ver como uma dificuldade e sim como mais uma ferramenta a auxilia-lo no seu trabalho, contribuindo com a promoção da aprendizagem, para isso é indispensável uma formação para o mesmo nessa área.




Referências:

OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa: 9ª edição, Papirus Editora, Campinas ,1997.

LAZZARI, Leite Barbosa- Formação de Educadores: desafios e perspectivas.São Paulo: editora UNESP,2003.


12 comentários:

Genilda Reis disse...

O professor precisa se adequar as novas tecnologias da comunicação e informação, uma vez que, ao invés de repelir o professor deve encarar essas inovações como aliados no processo edcacional e fazer disso um que a mais na sua prática.

Genilda Reis disse...

O professor precisa se adequar as novas tecnologias da comunicação e informação, uma vez que, ao invés de repelir o professor deve encarar essas inovações como aliados no processo edcacional e fazer disso um que a mais na sua prática.

Anônimo disse...

O professor dentro desse novo contexto de educação que está surgindo com a utilização de novas tecnologias a educação, vem se mostrando um tanto quanto preocupado com a sua substituição pelas mesmas, mas o professor não precisa ter medo de ser substituido, mais sim enfrentar o medo de fazer uso dela na sua prática educativa.

Anônimo disse...

Gostei da postagem. Dos comentários dos autores e o comentário do grupo, sobre o professor não vê a tecnologia como dificuldade e sim como mais uma ferramenta a auxilia-lo no seu trabalho. Porém, a mudança constante da letra e seu tamanho reduzido deixou a leitura cansativa.

PeDaGoGoS disse...

A sociedade está mudando e com ela o papel do professor e suas ferramentas a serem utilizadas no ensino aprendizagem, mas o que percebemos é o medo do professor na utlilização de novas tecnologias. O professor não teve temer utilizar novas tecnologias deve saber sim utliza-las para um melhor ensino-aprendizagem.

Centro de Ensino Graça Aranha disse...

O texto feito pelo grupo vem reafirmar um antigo problema educacional: capacitação, formação de professores.
É claro que todos nós procuramos de uma forma ou de outra "ficar sabendo o que é de novo". Os professores sabem que a tecnologia está ai, e que ela pode e deve ser utilizada no meio educacional. As vezes por falta de tempo para formação continua, por medo ou até mesmo por comordismo os educadores acabam preferindo continuar a sua velha aula, não entendem que tudo tem que evoluir e evolui... inclusive sua profissão.

Susann, Susy, Larisse e Genilda.

Wagner, Vandy, Cristiane, Rinalva, Francisca. disse...

O texto vem nos mostra que o professor deve estar sempre se atualizando com o objetivo de não ficar ultrapassado, pois é sabido que vivemos num mundo competitivo e sendo assim se torna necessário que o professor esteja apito a lidar com as novas tecnologias, tendo em vista, o fato de que vivemos na era da informática. Não temos mais como negar essa realidade à verdade é que a tecnologia esta avançando e já domina praticamente todas as ações do nosso dia a dia, por essa razão o educador não pode permanecer atuando da mesma forma como no passado ele deve esta com os olhos virados para o futuro, buscando sempre as novidades e inovações que esta nova era vem nos oferecer.

Acadêmicas do curso de Pedagogia da UFMA - 6º período. disse...

De fato um dos problemas vivenciados na educação no que se refere a informática, se remete a despreparação dos educadores em lidar com tal realidade, tendo ao menos domínio daquilo a que se proprôs ensinar.
Os próprios autores citados no texto são bem enfáticos em reconhecer essa dificuldade do professor, que se percebe encurralado diante da imposição tecnológica a que tem que se abtuar. Alguns até tentam escapar desse processo, mas como nós mesmos sabemos isso apenas adiará um transformação que é inevitável.

Acadêmicas do curso de Pedagogia da UFMA - 6º período. disse...

De fato um dos problemas vivenciados na educação no que se refere a informática, se remete a despreparação dos educadores em lidar com tal realidade, tendo ao menos domínio daquilo a que se proprôs ensinar.
Os próprios autores citados no texto são bem enfáticos em reconhecer essa dificuldade do professor, que se percebe encurralado diante da imposição tecnológica a que tem que se abtuar. Alguns até tentam escapar desse processo, mas como nós mesmos sabemos isso apenas adiará um transformação que é inevitável.

Educação e Tecnologia disse...

Realmente o professor é o grande ator nesse cenário, pesa sobre seus ombros uma responsabilidade impar no processo educacional e isso inclui também a utilização da informática na educação.

p.s. sobre os links, eles poderia ser dentro do texto, qualquer palavra que estivesse relacionada com o tema.

Anônimo disse...

A tecnologia é imprescendível hoje para qualquer tipo de avanço, principalmente na escola, no qual os professores devem estar se atualizando para trabalharem com seus alunos tanto os normais como os especiais, pois todos devem participar igualmente desses avanços.Porém para que não haja esse paradoxo é preciso primeiramente a inserção dos professores neste mundo tecnológico.

PeDaGoGoS disse...

"O professor tem de se conscientizar de que precisa se atualizar!!!Não apenas para ficar mais interessante a aula, sobretudo, para facilitar o seu trabalho.formando uma parceria no processo.O texto ficou ótimo!!!